Barão de Grajaú realiza o IV Seminário do PNAIC

Foi realizado no ultimo sábado (14) no auditório da educação em Barão de Grajaú o IV Seminário Municipal do PNAIC que teve como tema: O legado do PNAIC em Barão de Grajaú: práticas renovadas e saberes consolidados. O objetivo do seminário foi de socializar junto a comunidade escolar e sociedade em geral o trabalho realizado durante o curso de formação continuada do PNAIC, enfatizando os cinco anos de programa no município, assim como apresentar experiências de atividades desenvolvidas nas escolas para alunos do ciclo de alfabetização e Educação Infantil. Participaram do evento Professores, alunos, País de alunos, coordenadores, diretores de escolas e convidados de demais segmentos da sociedade. Durante o seminário foram desenvolvidas atividades culturais, seqüências didáticas, Relatos de Experiências de professores e Palestras. O evento teve inicio as 8 horas e término às 12:30hs.

A coordenadora local Rejany Aires destacou o total apoio do Secretário Municipal de Educação Raimundo Fonseca, da Secretária Adjunta de Educação Edilena Pereira e do Prefeito Gleydson Resende que sempre atenderam as solicitações da equipe local do PNAIC para realização das ações do programa. Com o seminário foi finalizado o projeto do PNAIC 2017/2018.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é um programa de parceria do governo federal com estados e municípios para que toda criança seja alfabetizada aos 8 anos de idade, ao término do 3 ano do Ensino Fundamental. O programa tem como eixo principal a formação continuada para professores do Ciclo de Alfabetização e da Educação Infantil, coordenadores, articuladores e mediadores do Programa Novo Mais Educação.

O PNAIC foi implantado em 2013 e hoje, com cinco anos de programa é visível a transformação na educação de Barão de Grajaú, especialmente, no Ciclo de Alfabetização. Podemos afirmar que os professores estão muito mais preparados pedagogicamente para o ensinar na alfabetização. Os alunos, em maioria, estão concluindo o ciclo de alfabetização muito mais preparados, com habilidades consolidadas, aptos a continuarem o processo de escolarização.